SUÍÇOS
DO BRASIL

BRASIL

SUÍÇOS
DO BRASIL

SUÍÇA
BRASIL

Relações Econômicas e Comerciais

A Suíça e o Brasil têm uma parceria econômica e comercial histórica, que se iniciou no século XIX. As  exportações suíças de têxteis, instrumentos musicais e relógios aumentaram significativamente devido ao boom econômico brasileiro da década de 1890. A partir de 1930, as exportações helvéticas diversificaram-se em produtos químicos e máquinas. Ao mesmo tempo, a Suíça comprou do Brasil, principalmente, algodão, tabaco, cacau e café.

Em 1888, um jovem imigrante suíço fundou no Rio de Janeiro a cervejaria suíça Manufatura de Cerveja Brahma Villiger & Companhia, que se desenvolveria de forma espetacular para se tornar uma das cervejas brasileiras mais populares, a Brahma.

Na primeira metade do século XX, grandes empresas suíças decidiram construir fábricas no Brasil, tornando a Suíça num dos principais investidores no país: Nestlé , Ciba, Sandoz, Hofmann-La Roche, Sulzer, BBC, Bühler, Schindler e Holderbank.

A primeira Câmara de Comércio Suíça na América Latina foi fundada em São Paulo, em 1945. A Swisscam reúne cerca de 400 empresas suíças no Brasil, que geram mais de 60 mil empregos. Desde 2002, a Suíça possui um Swiss Business Hub em São Paulo para auxiliar as empresas suíças que desejam entrar no mercado brasileiro.  Suisse Tourisme, responsável pela promoção do turismo na Suíça, tem um escritório em São Paulo desde 1999.

Em 2007, aconteceu em Berna a primeira reunião da Comissão Mista para Relações Econômicas e Comerciais bilaterais. Em 2014, foi celebrado o “Acordo de Previdência Social”. Em âmbito fiscal e tributário, o “Acordo para o intercâmbio de informações sobre matéria tributária entrou em vigor em 2019 e a “Convenção para eliminar a dupla tributação” em 2022.

Hoje, o Brasil é o maior parceiro comercial da Suíça na América Latina e a Suíça está entre os 10 maiores investidores no Brasil. As empresas suíças estão ativas em vários setores: alimentos, produtos farmacêuticos, máquinas, infraestrutura, tecnologia limpa e finanças. No Brasil, o setor privado suíço apoiam mais de 100 iniciativas de desenvolvimento sustentável apoiando desse modo a Agenda 2030 das Nações Unidas.

© 2019–2023 Suíços do Brasil. Todos os direitos reservados.