Hans Furrer
Madri, Espanha
1943
O trabalho com turismo e lazer faz parte da história da família de Hans Furrer, originária do cantão de Zurique. Seu trisavô dirigia uma empresa de transportes a cavalo e fez, no século 18, as primeiras viagens turísticas pela Europa em caleche.
Fürrer nasceu em Madri por contingência da guerra. Aos 4 anos, mudou-se para a Suíça.
Já na infância tinha uma grande curiosidade por temas relacionados à zoologia. Na Universidade de Zurique, onde se formou em Direito, acompanhava com igual interesse aulas do curso de Biologia. Trabalhou no jornal “Neue Zürcher Zeitung”. Como jornalista, financiou a viagem que fez entre 1970 e 1973 pela América do Sul. Conheceu a esposa no
Conseguiu conciliar o interesse por animais e pelo turismo quando encontrou um médico que mantém um zoológico particular na Áustria. Juntos, abriram em 1994 um parque dedicado à criação de aves em extinção.
Era o início do Zooparque de Itatiba (SP), um zoológico que reproduz biomas como a Savana Africana e o Bosque de Pinheiros da Austrália. “Recriamos os habitats com o menor número possível de grades e telas.”
O Zooparque recebe também animais apreendidos pela polícia ambiental e trabalha em cooperação com projetos de soltura. Funciona também como um centro de formação para tratadores de animais, biólogos, veterinários e zootecnistas.