SUÍÇOS
DO BRASIL

BRASIL

SUÍÇOS
DO BRASIL

SUÍÇA
BRASIL

Escolas Suíço-Brasileiras

Carta de reconhecimento do Governo Suíço Acervo Escola Suíço-Brasileira de São Paulo

Carta de reconhecimento do Governo Suíço. Acervo Escola Suíço-Brasileira de São Paulo

“A meta principal da Educação é criar Homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram; Homens que sejam criativos, inventores e descobridores. A segunda meta da Educação é a de formar mentes que sejam críticas, que possam verificar e não aceitar tudo o que se lhes oferece”. (Jean Piaget)

Um dos primeiros registros de uma escola suíça em terras brasileiras acontece por volta de 1880, com a fundação do Colégio Suíço-Brasileiro por Mathilde Oberteuffer Lutz, mãe do cientista Adolpho Lutz, em uma residência da rua Farani, em Botafogo, bairro do Rio de Janeiro. Havia uma única turma para crianças e jovens de até 20 anos. As professoras pertenciam à própria família Lutz.

Atualmente, há três escolas suíço-brasileiras em atividade no Brasil: no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Curitiba. Elas foram abertas para atender à comunidade suíça residente no país, mas hoje estão integradas à rede de ensino brasileira e recebem alunos das mais diversas origens. Contam com professores de várias nacionalidades, inclusive suíços.

Alunos no laboratório da Escola Suíço-Brasileira de São Paulo Acervo Escola Suíço-Brasileira de São Paulo 

Alunos no laboratório da Escola Suíço-Brasileira de São Paulo. Acervo Escola Suíço-Brasileira de São Paulo

Fachada do Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba, 1980. Acervo Escola Suíço-Brasileira de Curitiba

A prática educativa das escolas suíço-brasileiras está fundamentada no pensamento de alguns dos mais importantes nomes ligados à história da educação, como os suíços Johann Heinrich Pestalozzi e Jean Piaget. O ensino procura engajar alunos, seus pais e professores na formação de cidadãos com pensamento próprio, que atuem com criatividade e conduzam seu processo de aprendizado.

Escola Suíço-Brasileira do Rio de Janeiro

Fachada da Escola Suíço-Brasileira do Rio de JaneiroAcervo Escola Suíço-Brasileira do Rio de Janeiro 

Fachada da Escola Suíço-Brasileira do Rio de Janeiro. Acervo Escola Suíço-Brasileira do Rio de Janeiro

A Escola Suíço-Brasileira do Rio de Janeiro começou em 1962, em uma casa particular de Botafogo. Funcionou durante alguns anos no bairro de Santa Teresa e, a partir de 2005, inaugurou sua nova sede, na Barra da Tijuca.

A escola oferece formação bilíngue em português/francês e português/alemão. Todos os anos, seus alunos participam de provas internacionais de alemão e francês, reconhecidas internacionalmente.

A família Lutz posa em frente ao Colégio Suíço-Brasileiro, criado no século 19 em uma residência da rua Farani, no Rio de JaneiroAcervo Instituto Adolfo Lutz

A família Lutz posa em frente ao Colégio Suíço-Brasileiro, criado no século 19 em uma residência da rua Farani, no Rio de Janeiro. Acervo Instituto Adolfo Lutz

Escola Suíço-Brasileira de São Paulo

Fachada da Escola Suíço-Brasileira de São Paulo Acervo Escola Suíço-Brasileira de São Paulo 

Fachada da Escola Suíço-Brasileira de São Paulo. Acervo Escola Suíço-Brasileira de São Paulo

A Escola Suíço-Brasileira de São Paulo foi fundada em 1966 e tem como patrono o cantão de Basiléia. A escola começou com apenas 53 alunos e quatro professores. Hoje tem cerca de 650 alunos e seu ensino é bilíngue em português e alemão. O currículo inclui ainda inglês e francês. Em 2009, o empreendedorismo tornou-se parte do currículo da 2ª série do Ensino Médio.

Fundado em 1979, o Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba, atualmente com mais 500 de alunos, recebe apoio do cantão patrono de Aargau e oferece certificação em línguas (alemão, inglês e francês). A escola incentiva viagens à Suíça para formação de seus professores e também recebe professores visitantes para workshops.

Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba

Fachada do Colégio Suíço-Brasileiro de CuritibaAcervo Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba 

Fachada do Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba. Acervo Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba

Fundado em 1979, o Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba, atualmente com mais 500 de alunos, recebe apoio do cantão patrono de Aargau e oferece certificação em línguas (alemão, inglês e francês). A escola incentiva viagens à Suíça para formação de seus professores e também recebe professores visitantes para workshops.

A Escola Suíço-Brasileira de São Paulo e o Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba são mantidos pela Associação Escola Suíço-Brasileira e reconhecidos pelo governo suíço. Seus alunos podem obter o diploma da Organização do Bacharelado Internacional – IB, que permite o acesso a universidades internacionais.

© 2019–2023 Suíços do Brasil. Todos os direitos reservados.